A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhou um novo atrativo turístico que tem tudo a ver com a importância e a opulência de seus rios. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (13) da inauguração do AquaFoz, um dos maiores aquários da América do Sul, que abriga milhares de animais aquáticos, de centenas de espécies diferentes.
Com estrutura de concreto equivalente a um prédio de 20 andares, o empreendimento exigiu alta complexidade técnica e ambiental em sua construção. Ele conta com tanques com até 6 metros de altura, o segundo maior tanque oceânico do Brasil, com 2 milhões de litros d’água, acrílicos de 5 metros de altura e 19 centímetros de espessura, pesando 13 toneladas cada, e reservatórios subterrâneos com 1,27 milhão de litros de água (doce, salgada e de reúso).
O aquário abriga um plantel de aproximadamente 300 espécies e cerca de 10 mil animais, incluindo o surubim-do-Iguaçu, espécie criticamente ameaçada e exclusiva do rio, além de tubarões, raias e o dourado, escolhido como mascote do projeto.
O governador afirmou que o AquaFoz chega em um momento especial para Foz do Iguaçu, consolidando ainda mais a cidade como referência mundial em turismo. “É um motivo de muita alegria, porque Foz vive um momento fantástico no turismo, que é a grande vocação dessa cidade, não só para turistas do Brasil, mas de todo o mundo. Estamos recebendo grandes investimentos em hotelaria e agora esse aquário, inspirado no do Rio de Janeiro e seguindo padrões internacionais, chega como mais um importante atrativo turístico”, destacou.
Ratinho Junior lembrou que o Estado tem trabalhado de forma integrada para fortalecer o setor. “Recentemente tivemos a homologação da ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e estamos em conversas para novas rotas internacionais e intercontinentais. Mas, acima de tudo, o AquaFoz representa geração de emprego e renda, faz com que o turista permaneça mais tempo na cidade, consuma no comércio e movimente o setor hoteleiro”, afirmou.
Ele também mencionou outros projetos estratégicos em andamento. “O aquário se soma a uma série de investimentos, como o Centre Pompidou Paraná, cujo projeto será concluído agora em novembro, para que logo em seguida possamos iniciar a licitação e transformar esse grande complexo em mais um presente para Foz e para todos os paranaenses”, completou o governador.
O empreendimento, em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, é do Grupo Cataratas, responsável pela administração do parque e de outros atrativos voltados ao turismo sustentável, incluindo o AquaRio, no Rio de Janeiro, e o Marco das Três Fronteiras, também em Foz. O investimento foi de R$ 140 milhões no novo aquário, que deve gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos já em seu primeiro ano de funcionamento.
O CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis, reforça que o AquaFoz é mais do que um atrativo turístico: é um legado ambiental e científico para o Estado. “É uma grande alegria para nós. O AquaFoz é um presente para Foz do Iguaçu e um novo atrativo que vai enriquecer a experiência dos visitantes, aumentar o tempo de permanência na cidade e, principalmente, fortalecer a conservação da biodiversidade”, afirmou.
Morbis ressalta que o espaço será uma ponte entre a ciência e o público. “Ele nasce como um centro de conservação com portas abertas para a academia, para o desenvolvimento de pesquisas e para a educação ambiental das nossas crianças. Mais do que mostrar peixes, ele conta uma linda história sobre a vida nos rios Iguaçu e Paraná e sobre como tudo está conectado: rios, oceanos, biodiversidade e cidades fazem parte de um mesmo ecossistema. É essa mensagem que queremos transmitir”, completou.
Para o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos, o espaço vai fortalecer o turismo da cidade. “A cidade de Foz é a âncora do turismo do Paraná. Todos os números mostram que Foz do Iguaçu é a porta de entrada do Estado para turistas brasileiros e internacionais. Cada nova ação consolida ainda mais o turismo local”, afirmou.
Já o prefeito de Foz, Joaquim Silva e Luna, destacou que o novo aquário representa um gesto de confiança na cidade e mais uma oportunidade para fortalecer o turismo local. “O AquaFoz é um certificado de confiança em Foz do Iguaçu. É um investimento diferente, que oferece uma nova experiência ao visitante e aumenta o tempo de permanência na cidade, impactando positivamente toda a economia local”, afirmou.



