quinta-feira, novembro 20, 2025
spot_img
HomeTurismoAgentes de viagens da Espanha estão no Paraná para conhecer atrativos turísticos

Agentes de viagens da Espanha estão no Paraná para conhecer atrativos turísticos

Um grupo de agentes de viagens da Espanha está conhecendo pontos turísticos, restaurantes e atrativos paranaenses. A visita foi organizada pelo Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR) – em parceria com o Grupo Viajes El Cortes Inglés, empresa líder de viagens no país ibérico. A programação teve início nesta quinta-feira (13) e segue até dia 19 deste mês.

O roteiro acontece por meio da modalidade Famtour, ou seja, uma viagem que busca familiarizar agentes e pessoas que trabalham com pacotes turísticos. Após a visita presencial nos atrativos, os profissionais têm mais repertório e informações para impactar e vender melhor o destino aos clientes.

No primeiro dia, os seis estrangeiros conheceram atrativos de Curitiba, como o Ópera de Arame, Parque Tanguá, Bosque Zaninelli e o Museu Oscar Niemeyer. Nesta sexta-feira (14) o grupo fez o passeio de trem da Serra Verde Express até Morretes. Lá conheceram atrativos locais e degustaram o famoso barreado. Eles seguem até a Ilha do Mel, território de Paranaguá, onde pernoitam.

O itinerário completo conta ainda com outros locais marcantes do turismo do Estado, como o restaurante Madalosso, em Santa Felicidade; o Parque Estadual Vila Velha e o Parque de Natureza Buraco do Padre, ambos em Ponta Grossa (Campos Gerais); além do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, o recém-inaugurado Aquafoz e demais atrativos de Foz do Iguaçu, no Oeste.

PARCERIAS INTERNACIONAIS – A escolha do itinerário não é por acaso. Esse mesmo roteiro pelo Paraná está sendo amplamente divulgado na Espanha, por meio de um telão na Gran Vía de Madrid e de totens publicitários em lojas, agências e nos aeroportos de Barajas (Madrid) e El Prat (Barcelona). A ação é fruto de negociações entre o Viaje Paraná com o Grupo Viajes El Corte Inglés.

“O trabalho de promoção do Viaje Paraná é fundamental para consolidar o Estado como esse grande polo do turismo brasileiro. É um incentivo para que os municípios, IGRs e empresários busquem qualificar profissionais, investir em estruturas e preparar todo o Paraná para essa crescente de viajantes estrangeiros que chegam aos nossos Territórios Turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

As reuniões entre paranaenses e espanhóis começaram em janeiro deste ano, a partir da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur). Os encontros resultaram no pacote de viagem de nove dias que está sendo divulgado nos telões e diversos espaços públicos e privados, e também na Famtour que os agentes de viagens europeus fazem agora no Estado.

“É fundamental vender aquilo que se conhece. Por isso, vieram esses profissionais, para conhecer melhor o que estão repassando aos clientes espanhóis. O contato presencial com nossos atrativos faz a diferença na hora de montar um pacote turístico para o Estado”, enfatizou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

EUROPA É O FOCO – Apenas neste ano, entre janeiro e setembro, o Paraná já recebeu mais de 888 mil turistas estrangeiros, sendo o quarto principal portão de entrada de viajantes internacionais no Brasil durante o período. A Europa representa cerca de 10% do total das chegadas ao Estado, onde Reino Unido, Alemanha e Espanha são os maiores emissores.

“São quase 86 mil chegadas de turistas europeus no Paraná neste ano. É o segundo continente que mais envia viajantes ao Estado, atrás apenas da América do Sul. É um mercado em ascensão que, certamente, estamos conseguindo impactar com essas e outras frentes de atuação”, completou Cortes.

Pensando em atingir cada vez mais o trade e público do continente, o Viaje Paraná marca presença no MICE Embratur, programação voltada ao Turismo de Negócios e Eventos, que acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 18 e 20 deste mês.

Além isso, o órgão de promoção já confirmou sua participação da próxima Fitur em Madrid, no começo de 2026. Na feira, o Estado terá estande para promover potenciais turísticos, materiais de divulgação traduzidos e 15 coexpositores do setor, selecionados por meio de manifestação de interesse.

Publicidadespot_img

Mais Clicados

Últimos Comentários