terça-feira, julho 15, 2025
spot_img
HomeTurismoSobre rodas: parte do Rally Transparaná, Expedição Peabiru atravessa o Estado

Sobre rodas: parte do Rally Transparaná, Expedição Peabiru atravessa o Estado

Começou neste domingo (2) o Desafio Peabiru, evento ligado ao segmento do turismo sobre rodas. Reunindo entusiastas da vida na estrada e veículos de época, o roteiro partiu de Guaíra, na região Oeste, e deve seguir ao longo da semana por diversos municípios paranaenses, movimentando as economias locais. O evento conta com a participação e apoio institucional do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. São cerca de 15 veículos participando do Desafio Peabiru.

Organizado pela Expedição Peabiru, a programação é uma das categorias do Rally Transparaná, grande evento sobre rodas que conta com apoio do Governo do Estado. A expedição, porém, não é focada na competição, mas sim na modalidade de passeio, com o diferencial dos veículos, onde são usados meios de locomoção antigos, produzidos até no máximo o ano de 1992.

Os participantes da expedição sobre rodas devem passar ao longo da semana por municípios como Peabiru, Guarapuava, Telêmaco Borba, Siqueira Campos, Curitiba e encerramento em Guaratuba, no Litoral paranaense, no próximo domingo (9).

Júlio Guidolin, organizador do Desafio Peabiru, comenta que o propósito da expedição é conhecer o turismo paranaense por outro aspecto, valorizando os locais menores e com menos movimentação turística, um dos fatores que, segundo ele, fazem a diferença no segmento sobre rodas.

“Viajamos por cidades e estradas menores, fugindo do turismo massivo. Isso é uma boa oportunidade para descobrir caminhos e atrativos novos do Paraná. Queremos ver como é o interior, atravessando todo o Estado, de Guaíra a Guaratuba, uma oportunidade de conhecer muitos locais interessantes, porque é isso que os excursionistas valorizam”, disse.

TURISMO SOBRE RODAS – O Turismo Sobre Rodas pode ser definido pela utilização de carros, motos, bicicletas, motorhomes, trailers e outros meios de transporte terrestres com a finalidade de movimentação turística. É o que explica Irapuan Cortes, o diretor-presidente do Viaje Paraná.

“Alguns dos fatores mais importantes para este tipo de turista são a apreciação de paisagens, a fuga do tráfego, o contato mais próximo com a natureza e a visita de locais históricos. Para os participantes deste segmento, pilotar é um hobby, o que acarreta em uma mudança de motivações. O uso desses meios de transporte para viajar passa a ser a intenção primária dos turistas, enquanto o destino a ser visitado se torna o motivo secundário”, disse.

“Essa é uma boa oportunidade de conhecer e turistar pelo Paraná de uma forma diferente, passando por diversos atrativos e municípios. Também estarei participando do roteiro, no trecho final, de Curitiba ao Litoral, mostrando como é importante valorizar essas iniciativas”, completou o diretor-presidente.

Publicidadespot_img

Mais Clicados

Últimos Comentários